07 outubro 2005

18. Uma familia da Ossétia do Sul

No dia em que madruguei e abanquei no corredor a filmar a estepe, fui interpelado pelo Bulldozzer do compartimento ao lado. O meu "iá ni gavariu pá ruski" não o demoveu. Passou à linguagem gestual... lá percebi que se referia a baixa inclinação do sol...que as sombras fazem boas fotos. Logo de seguida apareceu a filha Caterpillar e desenhou num guardanapo montanhas e um sol... e finalmente se iluminou no meu cérebro a onomatopeia que o Bulldozzer pronunciava "HARRHKARSS...HARRHKARSS..." CÁUCASO! eles são das montanhas do Cáucaso!
Mais tarde já com a Jota a liderar a tradução, ficámos a saber que vêm da Ossétia do Sul (mesmo ao lado da Chechénia mas pertencente à Geórgia) e que viajam até Irkutsk para participar nas comemorações do 30º. aniversário da Faculdade local que os formou (ao Bulldozzer pai e ao BobCat irmão) em engenharia ferroviária.
Falam orgulhosamente da Ossétia do Sul e dos seus prodígios... que as montanhas são óptimas para o ski, que um tal TMENOV foi campeão olímpico de luta greco-romana... que há dois anos uma avalanche gigante soterrou meia cidade de VLADIKAFKASA e que todo o mundo ofereceu auxílio... que Israel lhes roubou a nafta toda... que com a queda da URSS fecharam as fábricas e desde ai há muita emigração (nomeadamente para Portugal - cabeleireiros e manicures em situação ilegal!?)... que são campeões do mundo de braço de ferro em todas as categorias, femininos incluído... e por aí fora.

À noite estudei o guia. A cordilheira do Cáucaso liga o mar Negro ao mar Cáspio e dela faz parte o Monte Elbrus (com 5600m). A região é um melting pott de raças, línguas e religiões. Os actuais Ossétios resultam da fusão entre os ancestrais Alanos e Sarmatianos que se estabeleceram na área durante o Séc. XI. Duzentos anos depois foram arrasados pelos Tártaros Mongóis. Mais cem anos e nova invasão e ocupação desta feita dos Tarmelene Muçulmanos. Em 1550, o império Russo de Ivan o Terrível chegou ao Cáucaso, implantou-se, ganhou influência económica e acabou por expulsar os Otomanos (Turcos), para Sul. O Séc. XIX foi marcado por fortes rebeliões contra o império Russo (Cristãos Ortodoxos) por parte da populações Muçulmanas fiéis a Alá. Com os Soviets, a opressão foi ainda maior e incluiu deportações em massa dos insurrectos para a Sibéria. Da era pós-Soviética resultou a independência da Geórgia a sul, e o retalho a norte de várias federações autónomas dentro da Rússia... com a instabilidade conhecida.

Os nosso vizinhos de carruagem dizem que nem sabem bem como se tornaram Geórgios... que tudo foi decidido num ápice... por influências de George Bush Sénior.
Os três Ossétios mostraram uma dignidade de poucas palavras e um savoir faire que nos aprazou... bem mais do que a euforia embriagada Russa.

a estepe; Jota em acção de tradução; a filha, o representante da Universidade, o irmão, o motorista, o pai e eu.

Sem comentários: