12 outubro 2005

25. Em Ulan Ude

Ulan Ude é a nossa última cidade antes de entrarmos na Mongólia.
No trajecto de comboio de Irkutsk até cá subimos a altitudes onde a neve já deixava as suas marcas e circulámos ainda junto à margem sul do Lago Baikal. O tempo não ajudou nada nas fotos mas o lago não deixa de ser impressionantemente grande: o comboio levou mais do que cinco horas a ladear a sua curva inferior.
Hoje em Ulan Ude amanheceu a nevar! Ainda assim fomos até ao chamado centro Budista da Siberia Ivolginsk Datsan (fundado em 1946), a três quartos de horas de viagem, no vale entre as áridas montanhas de Khamardaban.
Amanhã, e de novo antes de em Portugal terminar o dia de hoje, tomaremos o comboio "lento" até à capital da Mongólia: Ulan Bator. A viagem prevê-se que demore 24horas.

as primeiras neves da Sibéria pela janela do comboio; as segundas neves; a noite; a maior cabeça do mundo em bronze; o templo de Ivolginsk Datsan

6 comentários:

Jota disse...

E' so' para dizer que tambem estamos a gostar muito desta nova profissao de blogers. Os vosso comentarios sao parte da nossa ansiedade!

Anónimo disse...

Queridos viajantes,

Eu estou si-de-ra-da com o vosso jeito para encontrarem pontos de acesso à internet aí na Sibéria, se preciso for até dentro dos lagos, e assim. Eu nem em Lisboa desconfio onde essas coisas fiquem, teria de perguntar ao meu secretário, e nem sei se ele próprio sabe. Já bem basta a dificuldade que é encontrar um cabeleireiro eficiente quando estamos fora, a menos que seja nos Champs Elysée, bem entendido.

E estou ma-ra-vi-lha-da com o vosso relato da viajem, com as fotografias e essas coisas encantadoras. Agora vão entrar na Mongólia, e parece-me muito bem, porque quase ninguém vai lá, e os países só se fizeram para as pessoas irem lá, ora essa!, mesmo que fiquem longe do L’ Arpège ou do Le Maurice.

A Mongólia faz-me lembrar muito Marrocos porque também tem deserto, e sobretudo porque também tem camelos. Eu quando era mais nova adorava andar de camelo em Marrakech, e há até quem diga que é por causa disso que eu me caso tantas vezes - enfim, má-língua que invade o sistema hormonal das pessoas. Não liguem!

O importante é que o Quico deve ter sempre em atenção que o protocolo exige que se forem os dois no mesmo camelo bibóssico, a senhora deve ir na bossa da frente e o cavalheiro na bossa posterior. Assim, se a senhora escorregar para trás, fica amparada entre as bossas, não resvalando para fora do camelo. Também a Jota deve ter em consideração que se o cavalheiro escorregar e cair camelo abaixo, é muito feio transitar nesse momento para passe de galope: deve-se dar todo o tempo necessário a que o homem possa correr atrás do camelo e tornar a montar. A menos que tenha estado a falar de futebol, como é evidente.

Beijinhos para os meus viajantes, e os votos que tudo continue a correr bem.

Tia São Tejo (Dra.)

PS. Ah! Ali o meu secretário está a gesticular freneticamente o seu desejo de que façam uma esplêndida entrada em Ulan Bator!

Anónimo disse...

olá

Sem dúvida que se nota o quanto estão a gostar da vossa aventura e claro está, de a partilhar com todos nós. É que, através dos vossos relatos quase que parece que estamos aí também!!! heheheheh, quase!!!

= )
Y e R

Até à Mongólia!!!

Anónimo disse...

Olá Olá... sem que tenho estado em falta como blogger, mas não deixo de vos acompanhar. A viagem está com certeza à altura das vossas expectativas e no final, quando nos voltarmos a reencontar, para o famoso jantar no Jardim dos Sentidos espero que nos digam a mim e ao Simon ( que é um desnaturado pq está sempre ou quase sempre comigo qd vos manda comments e é incapaz de assinar por mim ou dizer q eu tb estou ali)bem retomando o assunto, esperamos q nos digam q a viagem foi inesquecível e q superou em td ou quase td as vossas expectativas.

AH MUITO IMPORTANTE...PARABÉNS Jota o blog é simplesmente genial e completamente ao vosso estilo. Os parabéns vão em teu nome pois sei q por norma és tu q fazes as actulizações do blog mas p o quico tb.

Bjoca para os dois da Martinha

Anónimo disse...

Helllo!!!
xou eu pois!!!...eu sei que não vos tenho dito nada, mas apesar disso tenho acompanhado o vosso itenerário em cada publicação no vosso estupendo blogger!!!
Tou deliciada com as descrições das vossas aventuras...parece-me mesmo a vossa cara!!
Por aqui tudo na mesma.....apesar de já ter terminado o ISEL no passado dia 10 de Outubro!..pois é joaninha...já temos licenciada....tou a flutuar a 1 palmo do chão, ehehehe...
A chuva teima em não permanecer, mas já cairam algumas gotitas...já não é mau!!!
Quanto ao frio que paira nos vossos percursos....garanto-te que se a Fernada aqui estivesse já estaria a recomendar um método infalível de aquecimento....não sei se me entendem...eheheh
Continuem a divertir-se....bons ventos vos acompanhem....
beijocas aos dois
Carla
P.S.- Vou tentar ser mais assiduada...eheheh

Eduardo Henrique disse...

Gostei da fotografia em geral, algumas são muito, muito interessantes.
E com uma identidade gráfica e visual extraordinária, feliz esta relação com uma de camera de filmar.

Parabens pela qualidade do relato.

Cumprimentos
Eduardo Henrique