12 outubro 2005

24. Dormidas, comidas e frio

Tirando o custo excepcionalmente barato da estadia na Ilha de Olkhon, os preços dos quartos (hotéis ou hosteis) têm-nos parecido demasiado caros, ainda mais considerando as condições que oferecem. Andamos no entanto dentro da nossa previsão de gastos o que pode ser positivo se na Mongólia os preços baixarem (como esperamos).
Temos ficado em hotéis tipicamente da época soviética, gastos como o cotovelo de um funcionário publico mas com casa de banho própria, lençóis e toalhas lavados!

A comida tem sido quase totalmente BIEZ MIASSA - que é como em Russo se diz: sem carne! Comemos algum Omul na Ilha de Olkhon (um peixe que vive apenas no Baikal e que sabe, como todo o peixe, ao tempero que lhe dão!) mas não provamos o Omul seco/fumado que empesta as carruagens do comboio.
Somos adoradores de BLINI (panquecas), CACHA (porridge - papas de aveia ou trigo), PIROJKI (qualquer coisa parecida com um pão de massa tenra recheado com couve, ou batata, ou carne).
Já estamos batidos em sopas: URRA (sopa de peixe) e SALIANKA (de couve com carne - que não se vê só se sabe!). E muito TCHAI claro!

Pouco batidos estamos no frio. Até agora tem estado frio é certo, mas nem foi necessário recorrer ao máximo do equipamento térmico. Apenas hoje nos reforçamos e, verdade se diga, está um frio dos diabos mas só o sentimos na cara. Os tecidos "cromos" (polares térmicos, berguelenes, capilenes, gore-texs, forz-class 500 e clima-ways) resistem por nós.
Não se preocupem porque há ainda a enorme vantagem de em cada esquina se poder beber um chá quente e de tudo o que é casa e carro estarem aquecidos com toda a força.
Esperamos que na Mongólia a famosa ausência de nuvens deixe o sol aquecer o ar!

quarto duplo na Rússia: eternamente com duas camas; só uma torneira; pic-nic na Ilha de Olkhon

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje, como se podem constatar, estou a redimir-me da minha falta nos comments eh eh eh... em relação ao frio acredito q seja dificil, mas ao que me parece ainda pode piorar por isso deixo-vos uma dica/ideia em vez de se refugiarem nos Cházinho quente podem e devm recorrer à famosa Vodka acredito q os efeitos devem ser de rápida eficácia e milagrosa...que me dizem??!!

Bj para os dois viajantes