10 outubro 2005

22. A banhos na Ilha de Olkhon

Como é que era? Mergulhar uma mão na água mágica do Baikal dava mais um? dois? cinco anos de vida? Quantos anos valia um mergulho completo?
Ao fim do nosso segundo dia na ilha o sol mostrou-se. A mochila estava apetrechada de fato de banho e toalha. As reflexões tinham, durante o dia, passado a decisões. O Quico também já estava avisado das minhas intenções e tinha feito as suas perguntas e mostrado os seus receios. No alto da arriba sentia-se um vento capaz de justificar uma desistência. Talvez lá em baixo a praia, a poente, estivesse abrigada. Não havia desculpas, nem agora nem ali, para pelos menos não tentar ir a banhos no Baikal!
Descemos. O vento não chegava à praia. Primeira etapa: descascar-me e enfrentar o frio do ar. No instante entre o despir casacos e o vestir fato de banho, a excitação enrolou-se-me no corpo. O ar não estava tão frio e dei comigo, num repente, a dar seis passos até à água. Doeram-me os pés do frio mas mais nada. Consegui ter atenção ao fundo do lago (tão tão transparente!!); avancei até achar que estava a uma distância "rápida" da areia e deixei-me cair para o fundo! Dei umas braçadas, a cabeça aqueceu e tive mesmo de a refrescar. Quando a água me encheu a cara, a boca sobe-me a doce! Entre o frio e o medo de estar ali naquela água gelada, resolvi sair. Doíam-me as canelas e os antebraços. (tentei uma segunda ida mas não passei da entrada... doeram-me os gémeos!)
A toalha que me secou parecia um pente que me passava pela pele.
Já vestida, quente do sol, senti o corpo desanestesiar e comecei a ter uns "saudáveis" arrepios de frio.

Regressámos ao Nikita's. Uma hora passada e estávamos os dois no BANYA, uma sauna russa que se alterna com banho de água tépida. A pela manchada a vermelho do calor, a ponta do nariz a arder, o coração acelerado e o corpo todo a suar. Custou-me bem mais este banho quente de uma hora do que os trinta segundos no Baikal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó Jota és mesmo tu? Que é feito desse medo da água? Ficou no fundo do lago? :-)

Anónimo disse...

My God...não tenho palavras para expressar os meus sentimentos ao ler este post e principalmente ao ver a tua foto (de arrepiar até aos p....). Bom das duas uma ou elouqueceste ou estás mm à beira da loucura ou melhor deixastes-te tomar pelas crenças sobre o dito lago (estou a brincar, claro) mas sim senhor pode-se dizer que os "tens no sítio" ou melhor se os tivesses era esta a frase cliche que te define....pensando melhor...acho que mostraste ser um Grande Mulher.

Bj