02 novembro 2005

43. Pequim-Harbin-Suifenhe-Grodekovo-Vladivostok

A viagem até Vladivostok (Este Longínquo) não foi um "passeio de Domingo". Saímos de Pequim na madrugada de dia 29 e só chegamos dia 31 à noite. Pelo meio andámos em 4 comboios e 1 autocarro; dormimos num quarto com paredes decoradas com baratas (6 por nós decapitadas!); rapámos um frio danado a visitar Harbin; comprámos bilhetes em chinês; passámos a fronteira com 500 russos carregados de 1000 sacos de mercadoria chinesa; e quase perdemos a paciência na alfândega porque a compostura, essa, foi-se mesmo! Aqui em Vladivostok decidimo-nos por um hotel confortável onde estamos há duas noites lambendo as feridas.
É tempo de jogar com o calendário disponível e os comboios existentes para chegarmos a Moscovo antes do dia 12 parando, tanto quanto possível, para conhecer mais um pouco da Sibéria interior. Comprámos bilhetes para Komsomolsk-na-Amure, a 27 horas norte de Vladivostok. Significa que vamos regressar pela linha BAM (Baikal-Amur mainline), uma linha que passa pelo norte do Lago Baikal repetindo apenas o caminho por nós já efectuado a partir de Krasnoyarsk.


Harbin: Igreja de Santa Sophia (igreja ortodoxa em plena China) e vendedor de batata-doce; Suifenhe: 500 russos na alfândega

ADENDA LISBOETA A 25 DE NOVEMBRO

(The Wall Street Journal) Chinese city shuts off water after accident. By Jason Dean. November 23, 2005.
A major Chinese city shut off water to residents to protect the population from possible contamination by a chemical factory accident.
Officials in Harbin, a provincial capital in northeast China, began the water shutdown yesterday, and said the extraordinary measure probably would last at least four days. Word of the move, which leaked out before the announcement, sparked panic-buying of bottled water by the city's 3.1 million urban residents.
Harbin's plight highlights the enormous environmental challenges afflicting China amid galloping economic growth. The accident that Harbin officials fear may have contaminated their water supply occurred earlier this month, after several explosions shook a chemical plant owned by a unit of PetroChina Co., one of China's biggest energy companies. PetroChina, majority owned by the Chinese government and listed on the New York Stock Exchange, had suggested in a statement after the incident that environmental damage had been contained.



a estação de comboios onde comprámos tão a custo o nosso bilhete, agora apinhada de gente em êxodo; as consequências da descarga química; as margens onde mergulhámos as mãos

Foi com uma boa dose de choque que recebemos a notícia deste desastre ambiental. Mergulhámos as mãos neste rio Songhua, agora super contaminado!
Se há algo que fica das viagens que fazemos é esta sensação de familiaridade que, independentemente da qualidade da experiência, torna os sítios por onde passamos parte de nós. Ficam arrumados algures na prateleira dos home places…E isto expressa-se nestas ocasiões.
Assim, estes relatos longínquos, habitualmente por nós racionalmente interpretados, resultam em emoções. No que isso tem de bom e de mau! No caso dos nossos leitores, serviu este desabafo para (talvez) memorizarem uma cidade chinesa de 3 milhões de habitantes, algures na Manchúria – HARBIN.


as nossas fotos de Harbin

5 comentários:

Anónimo disse...

Venho do deserto
do reino dos cactos
lá onde brota a virtude
e a pureza dos actos
sou um caubói solidário

venho salvar a cidade
puxo do meu breviário
e vou pregar a verdade
o que me prende ao humanos
é a salvação dos maus
prefiro o cheiro do gado
e o silvo dos lacraus

caubói, caubói solidário
faz chegar a toda a parte
o longo braço da moral

atravesso o rio Bravo
e na rua principal
da cidade perdida
travo um duelo mortal
com o egoísmo reinante
com os agentes do mal
e sem olhar para trás
com medo da estátua de sal
digo adeus à mulher
salva da perdição
que me pede o meu amor
mas eu nem lhe dou atenção

ele é um caubói solidário
faz chegar a toda a parte
o longo braço da moral
caubói, caubói solidário
faz chegar a toda a parte
o longo braço da moral

parto sem recompensa
sem conferência do imprensa
no meu cavalo lendário

sou um caubói solidário
sou muito mais que rotário
não quero ficar na história
quero voltar ao deserto
sem a gordura da glória
para o conforto dos cactos
para os escorpiões
se precisarem de mim
eu ouço as vossas orações

Anónimo disse...

da, da. através da camara on-line no site http://www.vladivostok.ru/camera/camera.php?id=3 foi possível observar um casal a entrar na gare de Vladivostok exibindo um totem com seis cabeças de barata lá espetadas.
aquilo em Komsomolsk-na-Amure é capaz de ser fresco. se forem à praia, não se esqueçam de levar uma camisolita de algodão para o fim da tarde.

Anónimo disse...

Jota,
Afinal sempre havia baratas. [img]http://homepage.mac.com/wildlifeweb/invertebrate/cockroach/brazilian_cockroach01t.jpg[/img]

Anónimo disse...

Olá meninos,

Já estão de regresso na vossa viagem de comboio? parece-me que a versão radical de experimentarem uma verdadeira companhia de aviação oriental, com os melhores e tecnológicamente mais evoluídos equipamentos da actualidade terá de ficar para uma próxima, penso que é uma falha grave, mas no meio de tantas experiências radicais aceita-se esta vossa opção menos arrojada.
Depois de todo o luxo vivido na vossa estada em Pequim, a cabine desse vosso comboio deve ser uma suite presidencial.
Estamos a abrandar muito o ritmo dos post's, estamos a ficar perguiçosos????
Quico, podes estar tranquilo que por cá, e no que a futebol diz respeito, a luta dos três grandes está ao rubro, FCP e SLB separados por 1 ponto e o teu SCP só a 3 pontinhos, e o mais interessante desta luta é que é apenas para o 2º lugar, sim porque em primeiro vai destacado o Chelsea português, o Sp. Braga.
Qundo regressarem não se surpreendam, continuamos "infelizmente" em campanha eleitoral, parece que gostamos tanto disto que já não queremos outra coisa.

Bjos e Abraços

Anónimo disse...

Boas! Consegui aceder aos Blogues aqui no pais-maravilha. Claro que so o consegui fazer no apartamento... na Uni, a net e bastante controlada. Um resto de boa viagem! Eu agora vou acompanhando atraves da Blog.