17 setembro 2005

04. Vistos ao pé, quase na mão

Na próxima quarta feira, salvo algum cataclismo, teremos na mão os passaportes visados! Chegará assim ao fim esta tarefa hercúlea que se não fosse desencorajante seria aventurosa – hum...acho que troquei os adjectivos!

A viagem de ida e volta dos nossos queridos passaportes até França, à embaixada mongolense ou mongoleira ou mongolasca (como diz a tia São), foi um sucesso! Foram carregadinhos de documentos e dinheiro e voltaram com uma souvenir autocolante: um visto com selo brilhante, marcas anti-falsificação e o diabo a sete!

Às 8.30 da passada segunda feira estávamos corajosamente plantados à porta do consulado russo (ali próximo da praça do Chile), prontos a enfrentar o IV round!

Uma hora e meia depois fomos convidados a entrar (Gôoong! início do IV round). Desta vez foi o vice-cônsul Aleg que primeiramente nos atendeu. Tinha acabado de derrear uma pobre portuguesa: - desculpe minha senhora, mas nos regulamentos da Federação Russa não há lugar para viagens de turismo não-organizado! A senhora tem de recorrer à sua agência para organizar sua viagem e trazer voucher oficial e reserva em língua russa!
Foi com alguma alegria ou alívio que verificou que os nossos documentos estavam em ordem. Quando se apercebeu da especificidade de querermos um visto de turismo de 30 dias mais um visto de trânsito de 11 dias para o regresso (sistema sugerido pelo vice-cônsul Mikhail aquando do III round) o assunto complicou-se e: - vou passar processo para cônsul Serguei que explicará tudo muito bem! (Gôoong! vantagem para os Russos).

O cônsul Serguei estava por essa hora entretido com uma jovem loura, bem parecida e de seu nome Svetlana. Tinha entrado à nossa frente e devia ser uma pessoa especial, pois passou ao lado da fila de espera. O assunto era um visto para a Rússia para um tal de Karyaka cuja entidade responsável era um Dínamo não sei quê. A senhora Svetlana interrompeu várias vezes a animada conversa com o cônsul para falar ao telemóvel: - Sim?...Miguel?...ah! pois!...ele está agora no treino...cheque?...ok, ok!...sim, vou agora telefonar para Benfica a pedir cheque! Os papeis do visto ficaram rapidamente resolvidos e o cônsul Serguei despediu-se afavelmente da senhora Svetlana com beijos e palavras russas (de circunstância decerto)!
Depois da saída senhora Svetlana e uma vez informado das nossas pretensões, o cônsul Serguei reflectiu um pouco, torceu o nariz e disse: - nosso computador não pode emitir dois vistos, terão de tratar de visto de trânsito na Mongólia! (Gôoong! Portugueses ao tapete). Incrédulos, debatemos (com delicadeza) as alternativas e chegámos a um entendimento: - computador pode passar visto de trânsito duplo para seis semanas, mas ficam avisados que hotéis podem levantar problema de visto de trânsito. Em princípio, niet prabliem!
E assim foi, pagámos à senhora da caixa e recebemos em troca um recibo em russo para levantar os passaportes daí a 7 dias úteis! – Spaciba!
(Gôoong! Vitória por pontos dos Portugueses).

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá meus queridos,

Fico muito feliz por saber que já têm todos os vistos que necessitam. Bem diz o meu ex-quarto-marido que quase tudo se pode obter numa embaixada. Até um visto! Claro que ele diz isso só porque é embaixador. Pela minha parte posso dizer categoricamente que tudo, mas mesmo tudo, se pode obter numa embaixada.

Mas falando de viagens, eu também estou de partida. Amanhã voo para... para?... olha, que coisa, esqueci-me do nome do país onde vou! É um daqueles novos, e eu ainda os baralho todos, que hei-de fazer... Mas é fácil, vocês sabem. É aquele que fica mesmo em frente da casa do meu ex-terceiro-marido em Pescara, estando nós voltados para o mar. Estão a ver?

Lá no estrangeiro não sei se irei muitas vezes espreitar o vosso blog. Sabem que a internet está cheia de vírus e eu desconfio muito das ligações que se fazem em computadores que não conhecemos. O meu ex-nono-marido, que é agente secreto, e o meu secretário, que é informático, têm-me avisado desses perigos constantemente. Não quero apanhar nenhuma dessas doenças esquisitas, com nomes inqualificáveis como seja a W32Mydoom; francamente, enfermidades sem qualquer estatuto social relevante. E vocês tenham-me cuidado quando forem a esses cybercafés lá na Rússia, na Monróvia e esses sítios onde vão. Passem primeiro por uma farmácia para adquirir as prudências necessárias. Acho que hoje em dia até já se vendem nos supermercados, pelo menos a minha Dona Guilhermina, que faz todas as compras aqui em casa diz que sim, e acho muito bem.

Bom, e por hoje é tudo porque tenho de ver se o Senhor Alfredo e a Dona Guilhermina já acabaram de compor as minhas malas.

Beijinhos para vós, e não se esqueçam de levar uma lanterna e um livro de poemas para lerem no comboio quando estiver toda a gente a dormir.

Tia São Tejo (Dra.)

Anónimo disse...

Olá meninos,
Finalmente estou a aderir a estas novas tecnologias, desculpem o atraso mas tenho estado "cheio de trabalho" neste últimos tempos.
Ainda bem que já resolveram todas as questões protocolares, mas penso que têm sido pouco deselvoltos, a sugestão do "show me the money" é a solução ideal, talvez mesmo a única, por isso sejam um pouco mais praticos e reservem no vosso budget uma rubrica de "compensações especiais".
Continuem a enviar actualizações, nomeadamente detalhes da partida, ou será que nem isso está ainda acertado.
Até já.
Pedro

Anónimo disse...

Não quero lançar polémica, mas a escolha dos links parece-me no minimo pouco criteriosa, um link para a página daquele clube verde,
Quico- o que se passa contigo?
Jota - como é que permitiste?

Jota disse...

Simon Templar, pedro e companhia da Gestão:
É da minha vista ou estou aqui rodeada de gestores obcecados com o “show me the money”? Que má impressão têm vocês do funcionamento do outro lado da Europa!
Quanto à questão sobre como permiti aquele link Verde, Pedro, tu próprio sabes a resposta. O Quico, de tanto contacto com vós gestores, aprendeu rápido essa técnica. E eu, que não sou parva de todo, troquei um molho de euros por aquele link Verde!

D. Pedro IV disse...

Ola Jota.
Nao sei ainda consulta este blog ou recebe msg por comentarios... enfim, tento.
Estamos a organizar um transmongoliano e tenho algumas duvidas com vistos... depois de a ler, vejo que e' normal. Sera que a poderia contactar por email? O meu mail e' jpedro.oalves@gmail.com
Obrigado
Pedro