29 setembro 2005

08. As Paragens III

CIDADE PROIBIDA

Se bem se lembram, o Kublai Khan da Paragem II terá começado a dar cabo do seu império quando fundou uma cidade que é hoje Pequim. Pois foi precisamente sobre o palácio de Kublai Khan que imperador Ming Yongle desenvolveu, entre 1406 e 1420, o rascunho da Cidade Proibida.
Situada no centro do chamado Império do Meio, na Cidade Proibida viveram 24 Imperadores: seres divinos, Filhos do Céu e mediadores entre o Céu e a Terra.
Tão inspirados, os Imperadores governavam o Império a partir deste microcosmo dourado de portas emblemáticas, pátios elegantes, pavilhões harmoniosos e passagens que soavam a gongos.
Mas apesar dos enormes 70 hectares da Cidade Proibida, os Imperadores não deixavam de estar isolado do resto do mundo e entre meia centena de eunucos, dezenas de concubinas, dezenas de milhares de criados, não havia Filho do Céu que conseguisse controlar a sua Cidade, quanto mais o seu Império. Por isto, os edifícios que hoje se podem visitar na Cidade Proibida datam quase todos do Séc.XVIII, trezentos anos depois das construções originais. Imaginem quantas não foram as pilhagens e invasões dos inimigos Manchus ou Japoneses ou quantos os incêndios postos por eunucos mais ou menos loucos!

Lê-se em mais do que um guia uma piadinha que agora vai passar poder ler-se aqui também. “Apesar de haver quem considere excessivo o preço do bilhete de entrada, a verdade é que está bastante mais baixo: de morte imediata passou para cerca de 60 Yuans!”

Sem comentários: