22 setembro 2005

06. As Paragens I

Até à nossa partida queremos publicar 3 posts sobre as 3 paragens que talvez sejam capazes de melhor explicar esta viagem. Queremos deixar registada alguma informação técnica sobre estes locais que estamos convencidos a visitar. Registamos aqui dados objectivos, os iscos que nos atraíram e que nos criaram as expectativas (essas ficam no segredo dos deuses, não vá o diabo tecê-las!).
Atenção! Há um novo mapa no post de 28 Agosto 2005, O Plano

O OLHO AZUL DA SIBÉRIA

Oзеро Байкал (lê-se Óziera Baikál) significa em Russo Lago Baikal. É conhecido também por Pérola da Sibéria ou ainda Olho Azul da Sibéria. Mas não se trata de um dos nossos olhos arredondados. É antes um olho risinho, rasgado ao comprido no sudeste da Rússia. Um verdadeiro olho oriental!
O Lago Baikal é o lago mais profundo e também um dos mais antigos do planeta Terra, estima-se que tenha sido formado há 25 milhões de anos. Tem zonas com mais de 1600 metros de profundidade e em si guarda quase 20% de toda a água doce do planeta (lagos, lagoas, rios, ribeiras) e espécies de algas e animais que em nenhum outro lado se encontram. O Lago é alimentado por uns 300 rios e outros cursos de água mas apenas 1 rio sai do Baikal, o Angará, rumo a norte. A partir do final de Dezembro a superfície do lago gela e assim fica durante 4 meses.
Claro que um fenómeno destes tem-lhe associadas uma série de superstições relacionadas com os poderes mágicos das suas águas. Diz-se que mergulhar nele as mãos nos faz ganhar um ano de vida. Mergulhar os pés são mais cinco anos garantidos. Por esta ordem de ideias depois um mergulho de corpo inteiro, quem conseguir não ficar logo ali morto de frio, deve ganhar uns 25 anos à sua soma ! Aceitam-se apostas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que descrição fantástica, desconhecia de todo a sua existência (que ignorância a minha). Este blog até já se tornou educativo... está quase um verdadeiro "serviço público".
O novo mapa também está bastante melhor, agora sim tem uma boa leitura e visualiza-se a "loucura" que vai ser a vossa viagem.
E a vossa bagaem, já está toda pronta? Espero que não se tenham esquecido de levar um livro do SUDOKU, não só para se distrairem, mas porque pode ser um meio interessante de estabelecer contacto, ou será que os chineses e os mongóis não percebem os nossos algarismos (será que estou a cometer uma gafe ainda maior que a do desconhecimento do Lago Baikal?), bem pelo menos os russos percebem!!!

Jota disse...

Claro que o livro do Sudoku está pronto a embalar! Foi precisamente a universalidade do jogo que nos fez lembrar que seria um bom pretexto de comunicação. Também está na lista um baralho de Uno (a apelar mais ao colectivo). Vamos ver se cabe!
Quanto aos caracteres usados pelas gentes destes três países, talvez seja uma boa ideia criar um post com essa informação! É continuares atento!
Cuidado com os elogios! Olha que há blogs payperview !!

Anónimo disse...

eu é que sou o gestor obcecado com o “show me the money”? que resposta tão rápida e tão virada para as oportunidades de negócio!!! será que não estás demasiada "gestora", ou o orçamento da viagem está curto e estás a preparar um rectificativo.

Anónimo disse...

Oi!! Dando um certo seguimento ao que foi dito.
Querem levar um jogo do Sudoku na esperança que seja um instrumento de socialização nos confins do mundo? Acabam é confundidos por algum espião.. cuidado :)
Existe um meio de comunicação com o qual todas as culturas se identificam e o sucesso é garantido: o Futebol!
Sendo assim nada melhor que levar uma camisola do BENFICA DO BENFICA DO BENFICA!!!( não...não me enganei, nem sou gago, o nome é que é tão bonito que não consigo evitar repeti-lo) com o nome de karyaka ou Nuno Gomes, ou uma camisola da selecção nacional do Cristiano Ronaldo". É garantido.
Agora não tenham é a infeliz ideia de levar uma camisola do sporting, pois ninguém, mas mesmo ninguém saberá que camisola é essa e ainda acabam presos e acusados por atentado ao bom gosto! :) :)